Blog

ABNT e ABDI fazem acordo para oferecer desconto em normas técnicas
Iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso ao acervo normativo sobre BIM

ABNT e ABDI fazem acordo para oferecer desconto em normas técnicas


Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Agência Brasileira Industrial (ABDI) firmaram uma parceria que disponibiliza o download de 104 normas relativas ao setor da construção civil e 9 direcionadas à tecnologia Building Information Modeling (BIM), com 80% de desconto. A iniciativa tem o objetivo de democratizar e facilitar o acesso de empresários, profissionais e pesquisadores ao acervo normativo do setor. Os interessados podem adquirir o conteúdo no site da ABDI.

De acordo com Roberto Matosinhos, consultor técnico do Sinduscon-MG e líder do grupo de normas COMAT/CBIC, as normas disponibilizadas foram escolhidas avaliando critérios de interesse e relevância para o setor. “O contrato visa ao desenvolvimento industrial do setor e ao atendimento simplificado às normas. As normas técnicas são um referencial de qualidade e conformidade na construção civil”, explica.

A ABDI afirma que o portal já teve mais de 500 downloads. Uma das normas mais procuradas é a NBR 10152:2017, que estabelece procedimento para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações.

No biênio 2013/2014, já haviam sido disponibilizadas 48 normas aplicáveis à construção civil e outros setores. Segundo informações da ABDI, na época, foram registrados mais de três mil downloads das normas e cerca de dez mil visualizações.


Texto: Yuri Soares | Fonte aecweb.com.br